A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon realiza constantemente ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Nesta semana, o boletim epidemiológico apontou 4 casos confirmados de dengue e 2 de chikungunya.
Já nesta sexta-feira (28), os números subiram para 5 casos de dengue e 3 de chikungunya.
Diante disso, a Secretaria de Saúde está intensificando as ações e reforçando o alerta para que a população colabore no combate ao mosquito, especialmente durante o feriado de Carnaval, período em que muitas pessoas têm mais tempo livre.
"As ações de combate ao Aedes aegypti estão sendo reforçadas em nosso município.
Como ocorre todos os anos, o ‘Carnaval Sem Dengue’ intensifica as atividades de conscientização e eliminação de possíveis criadouros.
Precisamos do apoio e engajamento da população nessa luta contra o mosquito", destacou a secretária de Saúde, Marciane Specht.
Na quarta-feira, os agentes de combate às endemias iniciaram a coleta de materiais inservíveis, recicláveis e de qualquer outro objeto que possa acumular água. Foram realizados pequenos arrastões em pontos estratégicos onde, normalmente, há grande acúmulo de lixo.
A ação se estendeu até quinta-feira, concluindo a limpeza dessas áreas consideradas mais críticas.
Nos distritos de Porto Mendes e São Roque, também foram realizadas ações de combate ao Aedes aegypti. Vale destacar o apoio de alguns Agentes Comunitários de Saúde, que atuam nas unidades de saúde dessas localidades.
Com panfletos educativos, eles percorreram residências e escolas próximas, orientando e conscientizando a população sobre o descarte correto do lixo e os cuidados para evitar água parada.
Hoje (28) membros da equipe de endemias promoveram uma blitz educativa em três semáforos do município. Com o objetivo de conscientizar a população, os agentes entregaram materiais educativos e informações.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)