O Clube de Idosos 25 de Julho, de Nova Santa Rosa, está sediando hoje (26) a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento tem como público-alvo idosos, representantes da sociedade civil e poder público.
Ao todo, mais de 140 pessoas se inscreveram para o evento e o tema da edição deste ano é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
Pela manhã, aconteceu o ato de abertura do evento, com frente de honra composta pelo prefeito Lari Hitz, presidente da Câmara de Vereadores, Amauri Ladwig, secretária de Assistência Social, Nilse Dockhorn Hitz, e a presidente da conferência, Susana Asmann Krüger.
Estiveram presentes ainda, a secretária de Saúde, Lilian Fischer Muller, o diretor de Ação Social e Comunitária, Luiz Carlos de Lima, e a vereadora Maria Ester Baumann.
Na sequência houve a leitura da ata, a apresentação do Coral Municipal da 3ª Idade e a palestra com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Jorge Nei Neves.
Na parte da tarde, serão levantadas propostas em âmbito municipal, estadual e federal.
Também será eleito o delegado para representar o município na conferência estadual agendada para o mês de agosto.
O objetivo da conferência é fortalecer a rede de proteção e atenção à pessoa idosa; ampliar a participação social das pessoas idosas; atualizar e propor políticas públicas efetivas; combater a violência e o preconceito contra idosos; e incentivar a autonomia e protagonismo da população idosa.
Rádio Educadora/Da Assessoria