Gestores municipais de cultura de 19 municípios do Oeste do Paraná participaram de uma visita técnica ao município de Missal.
O encontro integrou o programa Itaipu Mais que Energia, por meio do Convênio Linha Ecológica, Educação, Cultura e Sustentabilidade, firmado entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
O município de Quatro Pontes foi representado pelo Diretor de Cultura, professor Márcio Cristiano da Silva, que acompanhou de perto as ações e projetos voltados à valorização cultural e ao fortalecimento do turismo rural como alternativa sustentável de desenvolvimento.
A iniciativa teve como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, especialmente os de número:
8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico,
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis,
12 – Consumo e Produção Responsáveis, e
14 – Vida na Água.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer experiências exitosas desenvolvidas em Missal, que aliam geração de renda, conservação ambiental e valorização da identidade cultural local, principalmente por meio do turismo rural.
Segundo o professor Márcio, a experiência foi enriquecedora:
"Eventos como esse nos inspiram e reforçam a importância de integrar cultura, meio ambiente e desenvolvimento econômico de forma sustentável. É possível transformar realidades com iniciativas simples, mas com grande impacto local."
A Administração Municipal de Quatro Pontes segue comprometida em participar ativamente das ações regionais que buscam promover desenvolvimento, inovação e sustentabilidade em todas as áreas.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)