Ouça ao Vivo
Recepção: (45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Avaliações de Fluência Leitora são realizadas na Rede Municipal de Ensino de Nova Santa Rosa

A Secretaria de Educação e Cultura de Nova Santa Rosa promoveu nas primeiras semanas do mês de junho a aplicação da avaliação Fluência Paraná com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e da Fluência CAEd com os estudantes do 2º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino.

A Fluência Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), no âmbito do Programa Educa Juntos, e utiliza uma ferramenta de Inteligência Artificial para avaliar o nível de fluência leitora dos alunos do 2º ano.

Os resultados são disponibilizados em tempo real, permitindo que escolas e professores adotem estratégias pedagógicas eficazes para garantir a alfabetização na idade certa.

Para classificar o nível de leitura dos alunos, os indicadores consideram o tempo de 60 segundos para cada tarefa de leitura.

E, de acordo com o resultado, os alunos são avaliados em níveis de: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente.

Para garantir que todos os estudantes desenvolvam plenamente a leitura, a escrita e a interpretação, o trabalho dos professores tem sido valorizado.

Além disso, as ações educativas bem-sucedidas estão sendo, aos poucos, compartilhadas entre os profissionais da rede.

Como forma de incentivo à leitura e para proporcionar um momento acolhedor durante as avaliações, a Secretaria preparou um ambiente especialmente pensado para os estudantes.

O espaço foi estruturado para despertar a curiosidade e o prazer pela leitura, estimulando os alunos a alcançarem seu melhor desempenho.

A ação reafirma o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a qualidade da alfabetização e o desenvolvimento das competências leitoras desde os primeiros anos da vida escolar.

“Nosso compromisso é com a qualidade da alfabetização e o sucesso de cada aluno desde os primeiros anos escolares. Juntos, seguimos fortalecendo a educação em nosso município”, enfatiza a secretária da pasta, Vera Lúcia Lorenzatto.

 

Rádio Educadora com inf. da Assessoria

Por | Postado em: 12/06/2025 - 17:24
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento