A atuação integrada entre o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, o Batalhão de Polícia de Fronteira e o 6º Batalhão de Polícia Militar, durante a Operação Sinergia, resultou na apreensão de aproximadamente 700 quilos de maconha e na prisão de um homem na tarde desta sexta-feira (13), na área rural de Céu Azul.
A ação teve início por volta das 17h, quando a aeronave Falcão 13 realizava patrulhamento aéreo nas estradas rurais entre Céu Azul e Cascavel.
Durante o sobrevoo, a tripulação visualizou uma picape Strada trafegando com a carroceria visivelmente baixa, o que gerou suspeita de que o veículo estivesse carregado com material ilícito.
Imediatamente, os tripulantes do helicóptero acionaram, via rádio, as equipes de solo para realizarem a abordagem.
Ao perceber a aproximação das viaturas, o motorista iniciou fuga em alta velocidade e, logo depois, abandonou o veículo, tentando escapar a pé por uma área de mata fechada.
Graças à tecnologia embarcada na aeronave do Projeto Falcão, que inclui sensores de imagem de longo alcance, câmeras termais e comunicação em tempo real, a equipe aérea conseguiu acompanhar a movimentação do suspeito durante a fuga.
Utilizando o sistema de alto-falante externo do helicóptero, os policiais militares transmitiram orientações precisas às equipes terrestres, guiando-as até o local onde o suspeito estava escondido.
Os policiais localizaram cerca de 700 quilos de maconha, distribuída entre a caçamba e o interior do veículo.
O suspeito, juntamente com a droga e o veículo apreendido, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Cascavel.
Rádio Educadora com inf. AEN