Ontem, duas grandes apreensões de drogas foram realizadas na área rural de Santa Helena, resultado de ações conjuntas das Polícias Federal, Civil e Militar do Paraná no combate ao tráfico de drogas e crimes transfronteiriços na região de fronteira com o Paraguai.
A primeira apreensão ocorreu por volta das 12h, quando uma caminhonete S10 foi localizada abandonada em uma plantação de milho na região de Sub-Sede.
A ação teve início após patrulhamento de rotina identificar movimentação suspeita nas estradas vicinais próximas ao Lago de Itaipu.
Ao se aproximarem para abordagem, os policiais perceberam que o condutor do veículo tentou fugir, abandonando o automóvel em meio à lavoura.
No interior da caminhonete, foram encontrados vários fardos de maconha prensada, totalizando 357,8 quilos da droga.
O condutor não foi localizado, apesar das buscas imediatas na região.
A segunda apreensão foi registrada por volta das 16h, às margens do Lago de Itaipu, também na zona rural do município.
As equipes de segurança monitoravam movimentações de embarcações vindas da margem paraguaia em direção ao território brasileiro.
Ao realizarem buscas na mata ciliar próxima à margem, os policiais localizaram diversos fardos de maconha abandonados, totalizando 726,5 quilos do entorpecente.
Somadas, as apreensões resultaram em mais de uma tonelada de maconha retirada de circulação em apenas um dia no município.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
As investigações seguem em andamento para identificar os responsáveis pelos carregamentos, que configuram crime de tráfico internacional de drogas. As ações integram os esforços permanentes das forças de segurança no combate ao crime organizado na região da fronteira.
(AS-RadioEducadora/ com / PF)