A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Planejamento, realizou na noite desta quinta-feira (31), audiência pública que discutiu o projeto de revitalização da avenida Maripá, no trecho entre a avenida Rio Grande do Sul e a rua Ceará.
O encontro foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, que esteve lotado.
A audiência teve como objetivo apresentar e debater com a comunidade as propostas de melhorias voltadas à infraestrutura urbana, mobilidade, segurança viária e qualidade de vida ao longo do referido trecho da avenida.
Serão detalhadas ações como a construção de calçadas seguras e acessíveis, promovendo inclusão e conforto aos pedestres; a implantação de estrutura exclusiva para ciclistas, incentivando o transporte sustentável; e a adequação do leito carroçável com recape asfáltico, proporcionando maior fluidez no trânsito.
Também foram apresentados os projetos de drenagem, com foco na melhoria do escoamento das águas pluviais; de sinalização viária, com instalação de sinalização horizontal e vertical moderna; de modernização da iluminação pública, com sistemas mais eficientes e sustentáveis; e de implantação de mobiliário urbano, com instalação de bancos, lixeiras, bicicletários e outros elementos que tornarão a avenida mais funcional e agradável.
O ponto mais abordado por parte da comunidade foi o paisagismo, que prevê o plantio de árvores e vegetação adaptada ao clima local, além da criação de canteiros e áreas verdes.
O que levantou vários questionamentos foi o fato de que mais de 200 arvores, terão de ser retiradas.
As dúvidas quanto a isso foram sanadas, uma vez que para cada árvore retirada 12 novas serão plantadas pela administração municipal, diversas na própria Avenida Maripá e outras em outras localidades do município.
Semáforos e ruas que seriam fechadas, entre outros pontos também foram questionados, e serão analisados pela equipe técnica responsável pelo projeto.
Ao final da audiência foi realizada uma votação por manifestação, e o projeto de revitalização foi aprovado com maioria expressiva de mais de 80% das pessoas presentes.
Clauston Santos / Rádio Educadora