Começou a tramitar nesta semana no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon o Projeto de Lei 43/2025, que propõe a inclusão da campanha “Outubro Rosa - Um Toque pela Vida” no calendário oficial de eventos do município.
A iniciativa é da vereadora Marciane Specht, que é acompanhada por todos os demais parlamentares, que assinam o projeto de lei como coautores.
Realizada anualmente em outubro pelo Conselho da Mulher Empresária da Acimacar, a campanha foca na conscientização sobre o câncer de mama, promovendo ações de prevenção, diagnóstico precoce e acesso ao tratamento.
Criada em 2010, a mobilização surgiu após uma palestra da médica Malka Sokol e o relato inspirador da conselheira Liseloti Graebin, que venceu a doença. Desde então, a campanha “Um Toque pela Vida” realiza atividades como palestras educativas, desfiles, caminhadas, corridas e exposições fotográficas com histórias reais de superação.
Os objetivos principais são conscientizar sobre o câncer de mama e do colo do útero e estimular o autocuidado e a realização de exames preventivos, como mamografia e Papanicolau.
Além do caráter informativo, a campanha também arrecada recursos à Uopeccan, por meio da venda de camisetas da campanha.
A Uopeccan é a instituição de referência no tratamento oncológico na região Oeste do Paraná e já recebeu mais de R$ 214 mil em doações do Conselho da Mulher Empresária.
Segundo dados do Setor de Epidemiologia da Prefeitura, nos últimos oito anos foram registrados 39 óbitos por câncer de mama em Marechal Cândido Rondon.
No mesmo período, 3.919 internações por neoplasias foram contabilizadas, evidenciando a importância de ações preventivas como as promovidas pela campanha.
“Com a aprovação do projeto, a campanha será oficialmente reconhecida como parte da programação municipal a partir de 2026, fortalecendo o compromisso da cidade com a saúde da mulher e a valorização da vida”, destaca Marciane Specht.
(ArnaldoS-RadioEducadora; com inf. Assessoria )