Ouça ao Vivo
(45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Cooperativa Agroindustrial Copagril compra indústria de pellets em Toledo

A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede em Marechal Cândido Rondon, deu mais um passo em direção à ampliação dos seus negócios com a aquisição de uma indústria de pellets localizada no município de Toledo-PR.

De acordo com o diretor-presidente da Cooperativa, Eloi Darci Podkowa, a empresa Carnot Bioenergia foi adquirida pela Copagril com objetivos estratégicos. “Esta aquisição faz parte do nosso plano de expansão estabelecido em nosso planejamento estratégico. Além disso, a questão energética é considerada igualmente estratégica para nossas demandas industriais, bem como para as atividades dos nossos associados, que terão prioridade no acesso aos produtos fabricados nesta nova indústria”, salienta.

A Copagril tem em seu quadro social produtores rurais que atuam nas atividades de suinocultura e avicultura, segmentos que demandam significativa quantidade de fontes energéticas para aquecimento das granjas, dentre os quais pellets de madeira.

Conforme o diretor vice-presidente da Copagril, Cesar Luiz Petri, a oportunidade de aquisição da nova indústria foi submetida à apreciação do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, bem como analisada em conjunto com as superintendências Administrativa, Comercial, Pecuária, Industrial e de Operações. “Foram analisadas a viabilidade técnica e financeira do negócio, bem como o retorno sobre o investimento”, menciona.

Segundo o diretor-secretário, Ademir Luis Griep, foi ponderado também o potencial de demanda dos associados da cooperativa, que atualmente soma 407 aviários, 53 Unidades Produtoras de Leitões e 37 crechários. “Nós, que também somos produtores, conhecemos a necessidade dos nossos associados. Por esse motivo, consideramos a aquisição da indústria de pellets uma excelente oportunidade de ter disponibilidade de produto para abastecer a demanda das propriedades, especialmente quando há escassez no mercado”, salienta.

 

A indústria

A Carnot Bioenergia foi pioneira na produção de pellet de madeira de reflorestamento na região Oeste do Paraná. Ela fica localizada na saída de Toledo em direção a Ouro Verde do Oeste.

A planta industrial adquirida pela Copagril possui 2.000m² em concreto armado edificada em uma área total de 27.200m².

Possui equipamentos modernos com capacidade nominal de produção de 4.320 toneladas de pellets/mês.

A empresa está em operação e conta com toda equipe de operação, motoristas, administrativo, comercial e profissionais mecânico, torneiro e eletrotécnico. Também possui uma frota de quatro caminhões.

 

A produção

A indústria opera com matéria-prima 100% oriunda de árvores de Pinus, em conformidade com os padrões internacionais de qualidade para este produto.

Seus processos foram idealizados sob o conceito de geração de calor de forma ambientalmente correta e eficiente, aliando a sustentabilidade ecológica e financeira à operação, que tem grande relevância na cadeia industrial, agropecuária e empresarial.

O pelet de madeira é originado do processamento de biomassa de reflorestamento, inclusive de subprodutos da indústria madeireira, a qual passa por uma série de transformações controladas envolvendo principalmente sua granulometria e umidade, para que o resultado seja um combustível de alto desempenho, fácil logística e ambientalmente sustentável.

A produção fica disponível a granel e pode ser comercializada em bag ou embalagens de 25 quilos.

A projeção da Copagril é que a agregação da nova indústria gere um incremento inicial estimado em R$ 30 milhões no faturamento anual da Cooperativa, com potencial até mesmo de superar o valor previsto.

 

Arnaldo Santos/ Assessoria

 

Por | Postado em: 14/12/2023 - 10:06
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento