Desde 2021, o Paraná é o líder nacional do Ideb contando o desempenho de todas as escolas.
Em 2023, o Estado seguiu na ponta e ainda conseguiu melhorar sua nota geral.
Em parte, esta evolução se deu também por conta da melhora nas médias dos colégios cívico-militares, já que 64% escolas do modelo aumentaram a nota no ensino médio e 66% tiveram crescimento na avaliação no ensino fundamental.
Os colégios do modelo cívico-militar são um grande acerto porque têm apresentado resultados expressivos e contam com muito engajamento das comunidades.
É uma transformação”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
No Paraná toda a rede conta com muita tecnologia, professores bem capacitados e em constante atualização e estruturas cada vez mais modernas, com laboratórios, internet de alta velocidade, chromebooks, Inteligência Artificial e aulas de programação, educação financeira e cooperativismo.
Ao todo, os colégios cívico-militares do Paraná têm 191 mil estudantes matriculados, com uma fila de espera de quase 11 mil crianças e adolescentes.
Os critérios para seleção são os mesmos das demais escolas da rede, em que são levados em conta a distância da casa do aluno até escola e se a criança tem irmãos estudando na escola de destino, entre outros.
No Paraná, 312 colégios da rede estadual funcionam há mais de um ano neste sistema.
(AS-RadioEducadora/ com inf. AEN)