A Delegacia da Receita Federal, em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, promoveu um evento em comemoração aos 60 anos da Ponte Internacional da Amizade.
Cerca de 200 convidados estiveram presentes.
Entres eles, o único rondonense convidado para o evento foi o pesquisador e coordenador do projeto Memória Rondonense, Harto Viteck.
O portal de pesquisa histórica da região forneceu as fotos, que registraram momentos importantes da construção da ponte, apresentadas no painel durante a solenidade.
Conforme Harto Viteck, a site Memória Rondon possui o maior acervo de fotos históricas da Ponte Internacional da Amizade, que é um dos principais marcos da integração entre Brasil e Paraguai.
“Ficamos gratos de, através do portal Memória Rondonense, poder ter contribuído com este grandioso evento, que mais do que a construção da ponte, celebrou os laços que unem brasileiros e paraguaios”, afirma Harto Viteck.
A galeria de imagens histórica da Ponte Internacional da Amizade está disponível no endereço eletrônico www.memoriarondonense.com.br/eventos
A Ponte Internacional da Amizade foi inaugurada em 27 de março de 1965.
A obra foi resultado de um acordo entre os governos dos dois países, que buscavam fortalecer a relação e econômica e facilitar o trânsito de mercadorias e pessoas.
Com 552 metros de extensão e um arco principal de 290 metros, a Ponte foi um marco da engenharia da época.
A obra simbolizou não apenas a conexão física entre os dois países, mas também a cooperação diplomática.
A Ponte é um dos maiores eixos comerciais do Mercosul e facilita a exportação de produtos brasileiros, como grãos e manufaturados, para o Paraguai e outros países vizinhos.
(AS-RadioEducadora/ com inf. Assessoria)