O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon mantém uma parceria estratégica com o Instituto Água e Terra de Toledo, com foco na fiscalização e orientação de atividades que possam impactar a qualidade da água do rio Arroio Fundo, manancial responsável pelo abastecimento público do município.
As ações conjuntas envolvem visitas técnicas e vistorias a empresas, indústrias, propriedades agrícolas e atividades agropecuárias.
O objetivo é orientar, estimular boas práticas e fiscalizar para coibir o descarte irregular de resíduos ou efluentes nos cursos d'água, contribuindo para a preservação ambiental e para a segurança hídrica da população.
Com o fortalecimento da parceria, as ações de fiscalização passarão a ocorrer com mais frequência, ampliando o controle sobre práticas que possam comprometer a qualidade da água do rio.
Pelo IAT, participam a bióloga Isamara Godoi, responsável pelo licenciamento de piscicultura, e a fiscal ambiental Thais Bill.
Pelo SAAE, acompanham as ações Werner Cabelho de Sousa, da Seção de Preservação Socioambiental, e o diretor executivo Fábio Alexandre Regelmeier.
Fábio destaca que “Preservar a qualidade da água do Arroio Fundo é uma responsabilidade coletiva.
Esta parceria é fundamental para garantir que o abastecimento da população não seja comprometido por práticas irregulares”.
A iniciativa visa evitar qualquer comprometimento na operação da Estação de Tratamento de Água, assegurando o fornecimento contínuo e de qualidade à comunidade rondonense.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)