Um homem de 27 anos foi atendido nesta segunda-feira (6) no Pronto Atendimento Municipal Dr. Jorge Milton Nunes, em Toledo, com sintomas de vômitos, dor abdominal intensa, cefaleia e alteração visual, caracterizando um caso suspeito de intoxicação por metanol.
Segundo a Prefeitura, o paciente relatou que no domingo (5), havia consumido bebida destilada e cerveja em um estabelecimento, além de ter comprado uma garrafa de bebida no local e consumido em casa.
Ele recebeu atendimento conforme protocolo para intoxicação por substância alcoólica e, no início da manhã, foi transferido para o Hospital Bom Jesus, apresentando melhora no quadro clínico.
A equipe do Hospital registrou que o paciente chegou com sintomas de náusea, dor de cabeça e dor abdominal.
O paciente relatou que os sintomas começaram ainda na noite de domingo.
O hospital notificou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná sobre a suspeita, para que a investigação da intoxicação seja realizada.
A Secretaria da Saúde orienta que pessoas que ingeriram bebida destilada e apresentem persistência ou piora dos sintomas entre seis e 72 horas após a ingestão, como náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia intensa, confusão, vertigem, alteração visual ou dilatação das pupilas, busquem atendimento médico imediatamente.
Rádio Educadora com inf. Catve