Foi realizada a Assembleia que definiu os representantes não governamentais da sociedade civil que farão parte da primeira composição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Marechal Cândido Rondon, denominado COMUDER.
A criação do Conselho representa um importante avanço na defesa, promoção e garantia de direitos da população rondonense com deficiência.
A criação e composição do COMUDER estão formalmente publicadas no Diário Eletrônico do Município, garantindo transparência e oficialidade ao processo.
A instalação do Conselho fortalece os mecanismos de participação social e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção da inclusão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência no município.
O COMUDER terá papel consultivo, deliberativo e fiscalizador, atuando em ações, políticas públicas, estudos e propostas que assegurem acessibilidade, inclusão, dignidade e participação social.
REPRESENTANTES ELEITOS:
Entidade que atua na área da deficiência auditiva:
Titular: Pedro Henrique Rossi Wenzel
Suplente: Jean Michael Lira Santos
Entidade que atua na área da deficiência física:
Titular: Irena Firminia Bartzen
Suplente: Luciano Tibério
Entidades que atuam na área da deficiência intelectual, múltipla ou autismo:
Titular: Ivone Ricardi Sannane
Suplente: Gracieli Cristina Sulzbach Vieira
Titular: Beatriz Helena Kuhn
Suplente: Hugo Pichler
Pessoa física representante da área de deficiência visual:
Titular: Waldemar Helmut Bunzel
Suplente: Pâmela Patrícia Petry
Representante familiar ou responsável legal por pessoa com deficiência residente no município:
Titular: Cleide Cristina Correia Francisco
Suplente: Joice dos Santos Costa
A partir da posse e instalação do Conselho, os membros atuarão em conjunto com o poder público, entidades e sociedade civil para propor ações, acompanhar políticas setoriais, ampliar debates e fortalecer redes de apoio.
A prefeitura de Marechal Cândido Rondon destaca que o Conselho será um importante instrumento consultivo e deliberativo, atuando de forma integrada com o poder público e sociedade civil para ampliar debates, acompanhar políticas setoriais e promover ações voltadas à inclusão, acessibilidade e igualdade de oportunidades.
Rádio Educadora com inf. da Assessoria