Ouça ao Vivo
Recepção: (45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Câmara de Marechal Rondon atinge nível máximo de transparência no ranking do Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná divulgou o novo Índice de Transparência da Administração Pública, relativo à todas as Câmaras de Vereadores do Paraná.

E pelo terceiro ano consecutivo o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon conquistou a classificação “Diamante”.

Este é o nível máximo do ranking, conferido somente às Câmara de Vereadores que cumprem entre 95% e 100% dos critérios estabelecidos.

Com índice final de 98,56%, o Poder Legislativo rondonense ocupa a 16ª posição na classificação geral do Estado.

Quarto maior município da região Oeste do Paraná, a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon ficou à frente das outras três maiores cidades: Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.

Também teve nota acima em comparação a entes estaduais, como a Defensoria Pública (82,17%), Ministério Público (81,80%), Tribunal de Justiça (98,35%) e Tribunal de Contas (90,68%).

A Assembleia Legislativo e o Governo do Estado atingiram 100%.

O vereador Valdir Sachser, o Valdirzinho, que está concluindo o primeiro ano como presidente da Casa de Leis, comemorou o resultado.

Segundo ele, a avaliação do Tribunal de Contas confirma o compromisso da atual legislatura e da mesa diretora, juntamente com a equipe de servidores e assessores, de zelar pelo uso correto dos recursos públicos, com transparência e economicidade.

“Parabenizo a todos os integrantes do Poder Legislativo rondonense, por mais uma vez garantirem um lugar na elite entre as Câmaras de Vereadores do Paraná.

Em Marechal Cândido Rondon, todos os cidadãos que buscam informações sobre o andamento dos trabalhos e dos gastos desta Casa de Leis têm acesso rápido e sem burocracia ao nosso Portal da Transparência”, assegurou Valdirzinho.

O ITP é um parâmetro instituído pelo TCE-PR para medir, em parceria com a sociedade, o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos.

O método foi desenvolvido em 2018, e desde 2023 se tornou ainda mais rigoroso.

No ano passado, o índice da Câmara de Vereadores foi de 97,92% e, em 2023, atingiu 99,2%.

 

(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)

Por | Postado em: 05/12/2025 - 09:50
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento