O Detran/Paraná vai atualizar os procedimentos do teste prático de direção para a primeira habilitação, dando foco nas habilidades dos candidatos.
A principal novidade é o fim da exigência da baliza e uma portaria vai definir as novas regras em todo o Paraná.
A baliza exige uma habilidade específica, que muitas vezes depende mais de prática ao longo do tempo do que de preparo inicial.
Na opinião de Santin Roveda, diretor-presidente do Detran, não é razoável reprovar um candidato que demonstra pleno domínio do veículo em circulação, respeito às regras e comportamento defensivo, apenas porque não executou perfeitamente uma manobra que, no dia-a-dia, o próprio cidadão pode escolher não realizar, explica Roveda.
Segundo Roveda, o órgão está revolucionando o processo de habilitação no Paraná, reduzindo os custos e as taxas, desburocratizando as etapas.
Essa atualização muda o foco do teste para a habilidade no trânsito e comportamento defensivo dos condutores em formação.
Os itens avaliados serão o respeito à sinalização e à preferencial, boa circulação e controle do veículo, com desenvolvimento, aceleração e frenagem, utilização correta da seta e dos itens de segurança, entre outros.
Rádio Educadora/AEN