A Polícia Civil do Paraná, por meio da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, prendeu em flagrante um casal suspeito de integrar uma associação criminosa especializada no furto de veículos de luxo, com foco em caminhonetes Toyota Hilux, utilizando tecnologia de ponta para a execução dos crimes.
A ação foi coordenada pelo Delegado Fábio Freire, que conduz as investigações contra uma associação criminosa atuante na cidade de Toledo e região.
De acordo com o Delegado, o casal vinha sendo monitorado inicialmente por tráfico de drogas .
Após diligências realizadas pelos agentes de polícia da 20ª SDP em Toledo os suspeitos foram abordados.
Durante a abordagem, foram encontrados uma arma de fogo com numeração registrada como extraviada, entorpecentes e diversos equipamentos comumente utilizados na prática de furtos qualificados de veículos, como bloqueadores de sinal e decodificadores eletrônicos para clonagem de chaves.
Os itens estavam no interior de uma Hilux e localizados em uma residência associada ao grupo criminoso, localizada no Bairro São Francisco.
Segundo informações prestadas à Polícia Civil, um dos presos confessou a participação em pelo menos três furtos de caminhonetes na cidade de Toledo e detalhou a dinâmica de atuação do grupo, que incluía repasse de informações sobre veículos previamente levantados, utilização de aparelhos para desativar sistemas de segurança, e envolvimento de outros indivíduos ainda sob investigação.
O delegado-chefe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Alexandre Marcorin, destacou a importância da integração entre as forças de segurança na repressão a crimes dessa natureza.
“Grupos criminosos especializados em furto de veículos costumam atuar de forma itinerante, migrando entre cidades e estados.
A troca de informações entre as polícias tem sido fundamental para desarticular essas quadrilhas e recuperar bens subtraídos”, reforçou.
As investigações continuam com o objetivo de identificar outros membros da organização criminosa e esclarecer conexões com crimes similares registrados em outras localidades.
(AS-RadioEducadora/ com inf. Marechal News)