Ouça ao Vivo
Recepção: (45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Legislativo rondonense reforça rede de apoio às mulheres com divulgação de canais de denúncia

A Câmara de Vereadores de Marechal Rondon informa que, em conformidade com a Lei Municipal 5.610/2025, o seu site oficial: marechalcandidorondon.pr.leg.br, passa a disponibilizar de forma permanente os principais canais de denúncia e atendimento às mulheres em situação de violência.
A medida, realizada em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Rondonense e Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Socia, busca fortalecer a rede de proteção e garantir que informações de urgência e emergência estejam sempre acessíveis à população.
Entre os contatos divulgados estão os números da Polícia Militar – Patrulha Maria da Penha (190), Polícia Civil, CREAS, NUMAPE, SAMU, UPA, além das campanhas nacionais como o Disque 100, o Ligue 180 e o aplicativo “Proteja Brasil”.
Também foram incluídas informações sobre a Campanha Sinal Vermelho, que permite às vítimas pedir ajuda de forma silenciosa.
O presidente da Câmara, vereador Valdir Sachser (Valdirzinho), ressaltou a importância da iniciativa. Segundo ele, “é fundamental que a comunidade, especialmente as mulheres, tenha acesso rápido e permanente a essas informações.
Muitas vezes, em situações de violência, cada minuto faz diferença.
Ao disponibilizar esses canais no site da Câmara, reforçamos nosso compromisso com a proteção das mulheres rondonenses”.
O telefone emergência: 190, Patrulha Maria da Penha, atende situações de flagrante ou risco imediato/iminente à integridade física da mulher.
A Polícia Civil, registra boletins de ocorrência, instaura inquéritos e encaminha para a Justiça e poder acessada pelos telefones: (45) 3284-8450, WhatsApp: (45) 99860-8963.
A Campanha Sinal Vermelho é uma estratégia de socorro silencioso para mulheres em situação de violência doméstica e funciona da seguinte forma: A vítima desenha um X vermelho na palma da mão (com batom, caneta ou qualquer material).
A vítima mostra a mão a um atendente em farmácias, repartições públicas ou estabelecimentos comerciais parceiros.
A pessoa que observou o sinal, de forma discreta coleta o nome e endereço da vítima e aciona a Polícia Militar.
De outra parte, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, oferece atendimento especializado às mulheres em situação de violência, garantindo escuta qualificada, acompanhamento psicossocial e articulação com os demais serviços da
Rede de Proteção e Sistema de Justiça.
A entidade, porém, não realiza atendimento de emergência e não investiga casos, podendo ser acessada pelos telefones: 3254-8329 WhatsApp: (45) 99146-7713.
Endereço: Rua Castelo Branco, 209 (esquina com a O CREAS está localizado na Rua Goiás, centro, e o horário de atendimento é das 7h45 às 11h15 e das 13h15 às 17h15
O Núcleo Maria da Penha (UNIOESTE), presta atendimento jurídico e psicológico gratuito a mulheres em situação de violência e pode ser acessado pelo telefone: (45) 3284-7938, WhatsApp: (45) 99841-0892
Está localizada na Rua Pernambuco, 1777 (Unioeste) – Bairro Universitário. Horário de atendimento presencial, mediante agendamento: 8h30 às 12h e das 13h às 17h
SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
- Casos de urgência e emergência com risco imediato à vida Telefone emergência: 192
Horário de atendimento: plantão 24 horas
UPA – Unidade de Pronto Atendimento
- Atende casos de urgência e emergência médica decorrentes de violência Telefone: (45) 3284-8830
Horário de atendimento: plantão 24 horas DISQUE 100 – Direitos Humanos - Recebe denúncias de violações de direitos humanos, incluindo violência contra mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência Horário de atendimento: plantão 24 horas em todo o Brasil.
A Centra de Atendimento à Mulher recebe denúncias, oferece orientações e realiza encaminhamentos em casos de violência doméstica, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Telefone: 180, WhatsApp: (61) 99610-0180.
Horário de atendimento: plantão 24 horas em todo o Brasil.
Também disponível no site do Ministério das Mulheres: gov.br/mulheres/pt-br/ligue180
O Aplicativo Proteja Brasil permite denunciar, localizar endereços e telefones de serviços de proteção próximos - Disponível para Android e iOS

Rádio Educadora/Assessoria
 

Por | Postado em: 03/02/2026 - 11:57
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento