A prefeitura de Marechal Cândido Rondon realizou, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, o evento “Violência contra a mulher não tem desculpa”.
A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Núcleo Maria da Penha, foi voltada especialmente aos idosos atendidos pela rede de assistência social do município.
Coordenada pela orientadora social Ana Luiza Wnuk, a ação fez parte da programação alusiva ao aniversário da Lei Maria da Penha e buscou conscientizar sobre os direitos das mulheres e a importância de combater todos os tipos de violência.
A abertura contou com a presença da secretária de Assistência Social e primeira-dama Andria Backes, que ressaltou a relevância do tema e apresentou iniciativas como a instalação de “bancos lilás” em pontos estratégicos da cidade, que servirão como um sinal de pedido de ajuda para mulheres em situação de risco.
A programação incluiu apresentações culturais e rodas de conversa com especialistas como Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva, o psicólogo Carlos Eduardo Steffens Nabinger e a advogada Ana Gabriela Mônica Brod.
Os palestrantes abordaram a história da Lei Maria da Penha, os diferentes tipos de violência e abriram espaço para relatos e perguntas dos participantes.
Na sequência, Luan Alisson Seiji Furucho complementou o debate com orientações jurídicas e comportamentais, usando linguagem acessível.
O encontro foi pensado para o público idoso, valorizando suas experiências e incentivando-os a atuar como agentes de apoio em suas famílias e comunidades.
Houve grande participação, com troca de opiniões, relatos e dúvidas.
Também foram reforçados os canais de denúncia, como o Disque 180, o Disque 100, além dos contatos do CREAS e do NUMAPE.
A escolha da data reforçou o compromisso do município em combater a violência de gênero e derrubar preconceitos, defendendo que a sociedade deve intervir e proteger as mulheres em todas as fases da vida.
Rádio Educadora com inf. da Assessoria