O Tribunal do Júri da Comarca de Santa Helena absolveu Fábio Junior da Cruz dos Santos, acusado de tentativa de homicídio duplamente qualificado contra Leonardo Rafael Schirmann.
O crime teria ocorrido em 31 de julho de 2024, e o réu respondia por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima.
O julgamento teve início pela manhã, no Fórum de Santa Helena, e seguiu o rito previsto no Código de Processo Penal.
Durante a votação em plenário, os jurados reconheceram a materialidade e a autoria dos fatos, bem como que o acusado agiu com intenção ou assumiu o risco de matar.
No entanto, ao responderem ao quesito genérico de absolvição, decidiram, por maioria, pela absolvição do réu.
Com base na decisão do Conselho de Sentença, o juiz Dionisio Lobchenko Junior declarou o réu inocente das acusações e determinou a expedição imediata de alvará de soltura.
O processo, iniciado em setembro de 2024 com o recebimento da denúncia pelo Ministério Público, passou por instrução, oitiva de testemunhas e interrogatório do acusado.
Em maio de 2025, o juiz Eric Bortoletto Fontes havia decidido pela pronúncia do réu, mantendo sua prisão preventiva e agendando o julgamento para agosto deste ano.
Atuou como representante do Ministério Público, o promotor Lucas Schidweiller, os advogados de defesa foram André Andrade e Lougan de Lima.
Rádio Educadora com inf. Portal Costa Oeste