A noite do último sábado (30) entrou para a história da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marechal Cândido Rondon. Com jantar beneficente realizado no Centro de Eventos do município, a instituição celebrou cinco décadas de atuação com uma cerimônia repleta de homenagens, apresentações musicais e o anúncio do projeto da nova estrutura da Escola Pequeno Lar, onde está sediada a APAE.
A mesa de honra foi composta por autoridades e lideranças, entre elas Alexandre Augusto Botareli Cesar, presidente da Federação das APAEs do Paraná; Roberto Afonso Thomé (Beto), presidente da APAE local; Valdir Sachser, presidente da Câmara de Vereadores; Claudio Kohler, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, que representou o Poder Executivo; Romeu Saatkamp, primeiro presidente da APAE no município; Geovana Krause, presidente da Acimacar; Fernando Fenner, presidente do Sicredi Aliança PR/SP; Hugo Ferraz, diretor superintendente do Sicoob Confiança; e o ex-prefeito Márcio Rauber.
Ivone Ricardi Sannane, que começou a trabalhar na APAE em 1983 e desde 1992 é a diretora da Escola Pequeno Lar, recebeu homenagem. Ilse Eloisa Radons e Fernando Mathias Wiest representaram os alunos da instituição. Teresinha Rossatto, irmã de Antonina Rossatto – uma das alunas da primeira turma – também foi homenageada.
Outro ponto alto da celebração foi a apresentação do projeto da nova sede da APAE, cujo início das obras está previsto para 2026. O vídeo exibido revelou que será uma estrutura moderna e inclusiva. O projeto foi desenvolvido com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon.
Ainda houve o sorteio de diversos prêmios da rifa, sendo que Ricardo Kliemann e Agda Dilkin, ambos de Marechal Cândido Rondon, foram os ganhadores das motos.
A APAE prestou agradecimentos aos patrocinadores Sicoob, MotoPark Kaefer Motos, Binartech, Alibra, Activa Imobiliária, Allmayer Supermercados e Sicredi, sendo que este último, durante o evento, fez a doação de R$ 15 mil à entidade.
Rotary Club, Lions Club e Casa da Amizade também foram lembradas por seu apoio contínuo.
“Foi uma noite de muita emoção e a palavra que resume o evento de 50 anos da APAE é gratidão a todos os envolvidos”, afirmou o presidente Roberto Thomé (Beto).
Ele destacou a importância do apoio da comunidade à instituição, não apenas em termos financeiro, mas também do trabalho voluntário, lembrando que nas próximas semanas será eleita a nova diretoria. “É esse apelo que faço à comunidade”, reforçou.
Outro pronunciamento de destaque da noite e que emocionou a todos foi de Romeu Saatkamp, primeiro presidente da APAE.
Os organizadores do jantar beneficente enalteceram os shows da Orquestra de Sopros, Rock Brazu, Ball & Wagner, Dalton Lopes, Full Rocker e Storehouse, que abrilhantaram o evento, e o apoio da AABB, Assemar e Rotaract.
Atualmente, a APAE atende a 120 alunos de Marechal Cândido Rondon e municípios vizinhos. A projeção é que com a conclusão da nova sede o número de vagas poderá chegar a 160.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)