Desde 2012, o SAAE de Marechal Cândido Rondon realiza o acompanhamento do Rio Arroio Fundo, principal fonte de captação de água do município.
A partir de 2021, esse monitoramento passou a ser feito de forma automatizada, em tempo real, por meio da Estação Fluviométrica do SAAE, instalada junto ao local onde está sendo construída a nova Estação de Tratamento de Agua, equipada com sensores que medem vazão, profundidade, pressão e outros parâmetros ambientais, além de um pluviômetro de alta precisão.
A média histórica do rio é de aproximadamente 1.200 litros por segundo.
Atualmente, devido ao aumento do volume de chuvas dos últimos dias, o Rio Arroio Fundo apresenta cerca de 2.500 litros por segundo, indicando um nível bastante elevado.
Com a entrada em operação da nova Estação, o SAAE captará 150 litros por segundo, essa vazão representa um volume baixo, comparado a média histórica do rio, preservando seu equilíbrio natural.
Mesmo com o aumento expressivo do volume de água, a atitude mais responsável continua sendo o consumo consciente.
Usar a água de forma eficiente e evitar desperdícios são práticas fundamentais para garantir a sustentabilidade do sistema e a segurança hídrica da população.
Rádio Educadora com inf. da Assessoria