A Secretaria de Saúde de Toledo divulgou hoje (10) o resultado da etapa nacional do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti, realizada na semana passada no município.
O estudo registrou índice de infestação predial de 1,9%, quase o dobro do limite de 1% definido por organismos nacionais e internacionais de saúde, como parâmetro para estado de alerta.
A metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde sorteou cerca de 2.500 imóveis distribuídos em todos os bairros da cidade.
As residências selecionadas foram vistoriadas por agentes de combate às endemias, que registraram focos principalmente em lixo doméstico, pneus, baldes, tonéis e pratos de plantas.
Entre os bairros que concentraram os índices mais elevados de infestação estão Tancredo II (10,71%), Vila Becker (6,89%), Tancredo I (6,25%), São Francisco III (6,15%) e Tocantins I (5,88%).
Conforme o coordenador do Setor de Controle e Combate às Endemias, Antônio José Sousa de Moraes, as equipes seguirão realizando planos de ações em localidades com maior índice, como remoção de criadouros, tratamentos e orientações educativas.
Rádio Educadora/Toledo News