Os contribuintes paranaenses já podem emitir as guias de recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2026.
Assim como no ano anterior, os proprietários que optarem pelo pagamento à vista garantem um desconto de 6% sobre o valor total.
Para aproveitar o benefício, é importante observar a data limite, que varia conforme o número final da placa do veículo.
O grande destaque do IPVA 2026 é a expressiva redução no valor do tributo para a maioria dos motoristas.
Em média, a queda é de 45,7%, com a alíquota fixada em 1,9% sobre o valor venal dos veículos.
Com isso, o Paraná passa a figurar entre os estados com menor IPVA do país.
Os prazos para o pagamento em cota única ou da primeira parcela foram definidos entre os dias 9 e 15 de janeiro, de acordo com o final da placa.
O prazo de pagamento da quota única com desconto de 6% é até o dia 09 para placas de final 1 e 2.
Dia 12 para placas final 3 e 4, dia 13, placas 5 e 6, dia 14, placas finais 7 e 8 e dia 15 para finais de placa 9 e 0.
A nova alíquota de 1,9% é válida para automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.
De outra parte, as guias do IPVA no Paraná não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes.
Para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos para gerar as guias.
Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias.
Os contribuintes também poderão pagar o tributo via pix, a partir do QR Code presente na guia, podendo ser realizado em instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado.
Além disso, é possível pagar o tributo com cartão de crédito, o que permite parcelar os débitos em até 12 vezes — sujeitas, neste caso, a juros aplicados pela instituição emissora dos cartões.
Rádio Educadora/AEN