O Instituto Água e Terra emitiu um alerta à população sobre a atuação de golpistas que estão utilizando indevidamente o nome do órgão ambiental em tentativas de fraude no Oeste e demais regiões do Paraná.
As ações envolvem contatos realizados por telefone e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, nos quais os criminosos se passam por servidores do instituto.
De acordo com o órgão, os autores do golpe informam às vítimas a existência de supostas dívidas relacionadas a multas ambientais e chegam a oferecer descontos para pagamento imediato.
Para concluir a fraude, eles solicitam que os valores sejam transferidos por meio de PIX.
O Instituto Água e Terra esclarece que esse tipo de abordagem não faz parte dos seus procedimentos oficiais.
O órgão reforça que não realiza cobranças por telefone, não solicita pagamentos via PIX e também não envia boletos por aplicativos de mensagens ou por e-mail.
A orientação é para que qualquer pessoa que receba esse tipo de contato não realize nenhum pagamento e procure imediatamente um dos escritórios regionais do IAT para confirmar a veracidade da informação.
Além disso, o instituto recomenda que a ocorrência seja registrada junto à Polícia Civil.
Rádio Educadora/CGN