A Secretaria de Saúde de Pato Bragado promoveu mais um encontro do Grupo de Saúde Mental para Idosos, na Unidade Básica de Saúde Albino Edvino Fritzen.
Realizada quinzenalmente desde fevereiro, a iniciativa oferece momentos de acolhimento, convivência e fortalecimento emocional aos participantes.
O encontro teve uma programação especial em clima de Festa Junina, marcada pela integração e troca de experiências entre os idosos.
Durante a atividade, os participantes puderam expressar sentimentos e compartilhar mensagens de agradecimento.
Segundo a psicóloga Andrinea Cordova da Rosa, o tema central do encontro foi a gratidão e sua importância para a saúde emocional.
Como dinâmica, cada participante escreveu uma carta de gratidão à vida, compartilhando reflexões e experiências com o grupo.
Andrinea destaca que, ao longo dos últimos meses, os participantes têm relatado maior facilidade para expressar pensamentos e sentimentos, melhor organização emocional e fortalecimento dos vínculos sociais.
“Mais do que encontros, estamos construindo uma rede de apoio e cuidado mútuo. Cuidar da saúde mental também é compartilhar experiências, criar laços e encontrar motivos para agradecer”, afirmou.
A assistente social e coordenadora da unidade, Graziella Freitas, destacou que a expressiva participação dos idosos, o aumento da procura pelas atividades e a demanda por novos grupos de saúde mental evidenciam a necessidade de planejar novas ações para o segundo semestre de 2026, ampliando as estratégias de cuidado e promoção da saúde mental no município.
Rádio Educadora com inf. da Assessoria