A Polícia Federal deflagrou a Operação Blindagem de Papel, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante na região de Toledo. O grupo é investigado pelos crimes de contrabando de cigarros, descaminho de vinhos, estelionatos contra seguradoras e lavagem de capitais.
As investigações apontam que os envolvidos realizavam movimentações financeiras em valores extremamente altos, incompatíveis com a renda declarada e o patrimônio conhecido dos investigados. Segundo a Polícia Federal, foi identificado o uso de terceiros, conhecidos como “laranjas”, para ocultação de bens, incluindo imóveis e veículos, numa tentativa de blindagem patrimonial.
Nesta fase da operação, a Justiça Federal determinou o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, além da adoção de medidas cautelares de bloqueio de valores, sequestro de imóveis e indisponibilidade de veículos.
O nome da operação faz referência à tentativa frustrada dos investigados de mascarar patrimônio ilícito por meio de registros em nome de terceiros.
De acordo com as autoridades, tal prática, além de ineficaz, pode resultar em responsabilização criminal ainda mais severa para os envolvidos.
(Rádio Educadora/Com Inf. CGN)