A partir de segunda-feira (29), a vacinação contra a gripe será liberada para toda a população paranaense com mais de seis meses de idade.
A ampliação foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com os 399 municípios, diante da circulação sazonal do vírus influenza e da necessidade de aumentar a cobertura vacinal no Estado.
Até o momento, o Paraná recebeu e distribuiu mais de 4,2 milhões de doses e aplicou cerca de 2,25 milhões de vacinas, ocupando a quinta posição nacional em número absoluto de aplicações.
Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal está em 47,18%, acima da média nacional de 42,7%, mas ainda distante da meta de 90%.
Segundo a Secretaria da Saúde, a imunização é fundamental para prevenir casos graves da doença, especialmente durante o inverno.
Dados epidemiológicos apontam que o Paraná já registrou 10.119 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 441 mortes neste ano, sendo 1.535 casos e 88 óbitos causados por influenza.
Mesmo com a ampliação para o público em geral, o Estado reforça a importância da vacinação entre os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde.
As estratégias de vacinação serão definidas por cada município, conforme a organização da rede local de atendimento.
Rádio Educadora com inf. AEN